Desde 1991 que os Rage Against the Machine apontam baterias contra os opressores, contra o imperialismo, o capitalismo, não escapando ninguém desde a própria América até ao patrão explorador de mão de obra barata e trabalho infantil. A música é a arma que combate, qual cocktail molotof, a guerra no Iraque, luta pela libertação de Mumia Abu-Jamal, a libertação do Tibete, o fim racisto, e todas as causas sensíveis aos RATM.

 

A sua imagem é associada a várias figuras históricas como Che Guevara ou Emiliano Zapata, as suas ideias associadas a ideias socialistas e a musica torna-se pura guerrilha urbana. Impressionante a força e raiva que colocavam em cada música que faziam, como que instigando cada ouvinte a alistar-se no seu exército para combater pelas suas causas. Em 1997 estive dentro de numa verdadeira batalha campal no Super Bock Super Rock onde Zack de la Rocha sem nunca se dirigir ao público diretamente, executou o "juramento de bandeira" a todos os presentes. Todas as letras foram entoadas em uníssono e uma nuvem de pó gerada pelos circulos de mosh ajudou a compôr o cenário quase apocalíptico. Após o concerto ninguém quis estragar o momento com o erro de casting (neste caso erro de cartaz) Simple Minds e uma nuvem de "soldados" abandonou o recinto pronto a reclamar por justiça... Esta era a força de RATM.

 

20 anos passaram e para comemorar esta data, sai hoje para o mercado Rage Against the Machine - XX em 3 configurações, segundo diz a Amazon:

 

1 - 20th Anniversary Edition Deluxe Box Set housing two CDs, two DVDs, one 12" 180gm vinyl LP, one 40 page booklet and two-sided poster;

2 - 20th Anniversary Special Edition featuring two CDs and a bonus DVD featuring six tracks in an oversized softpack

3 - 20th Anniversary Edition single compact disc (with three bonus tracks)

 

É claro que não é preciso dizer que entrou diretamente para a minha Wishlist de Natal!

FREEDOOOOOM YEEEEEEAAAAAAAH

 

 

 

 

publicado por alternativenation às 00:31